A técnica de rebaixamento de lençol freático é previamente escolhida por sondagens do solo. O conjunto para bombeamento da água, a profundidade de cravação e o espaçamento entre as ponteiras filtrantes são definidos conforme vazão de captação necessária, levantada na sondagem.
As ponteiras filtrantes são peças metálicas de aço galvanizado ou de PCV, e que contam em suas extremidades inferiores com tubos perfurados protegidos por telas metálicas ou por náilon. O sistema de rebaixamento de lençol freático com ponteiras filtrantes também emprega mangueiras flexíveis nas saídas das ponteiras, tubo coletor, bombas de recalque e a vácuo interconectadas e reservatório. Também são necessários geradores com capacidade de energia adequada.
As ponteiras são normalmente instaladas por meio de avanço por jato d’água, com a utilização de tubos de revestimento na cravação. Depois da instalação das ponteiras, é feita a limpeza do furo, ao mesmo tempo em que se retira o tubo de revestimento. O topo do furo é vedado com bentonita ou solo-cimento.
Depois da cravação das ponteiras, elas são ligadas ao tubo coletor por meio de mangueiras flexíveis. O tubo coletor é, então, conectado ao sistema de bombas que são acionadas para a sucção da água. O rebaixamento do lençol freático é conseguido depois de certo período de funcionamento das bombas, permitindo então o inicio das escavações. O rebaixamento poderá ser realizado em um único estágio ou em vários, dependendo da profundidade das escavações no local da obra.
Entre em contato conosco!